Episódio 1: Prato do Dia: Desigualdades. Raça, Gênero e Classe Social nos Sistemas Alimentares
Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a FIAN Brasil lança o primeiro de três vídeos curtos da série “Prato do Dia: Desigualdades. Raça, Gênero e Classe Social nos Sistemas Alimentares”. Vem assistir e refletir com a gente?
As profundas desigualdades que marcam o Brasil também atravessam os sistemas alimentares. Num país em que a fome quase triplicou em nove anos e a alimentação piorou em qualidade (maior consumo de ultraprocessados e aumento de doenças crônicas decorrentes da má alimentação), trazendo diversos problemas de saúde, esse cenário é ainda mais grave para alguns grupos da população. A fome é mais comum nos lares chefiados por mulheres negras, e esses números pioraram na pandemia.
Essa intersecção se manifesta em todas as regiões, na cidade e no campo. É como se fossem dois Brasis. Dados do IBGE mostram que no Brasil branco, a insegurança alimentar estava presente em 26% dos lares em 2017-18, enquanto no Brasil negro ela chegava a mais de 45%. Crianças negras estão duas vezes mais expostas à condição de insegurança alimentar grave do que crianças brancas.
Para saber mais, acesse www.fianbrasil.org.br/desigualdades. Lá você encontra a íntegra do estudo, o sumário (português e inglês) e as notas metodológicas.
#fianbrasil #desigualdades #iniquidades #raça #genero #classesocial #sistemasalimentares