A Roça, o Rio e os Degraus: Alimentação Escolar Indígena no Alto Solimões
A Roça, o Rio e os Degraus foi rodado na comunidade de Belém do Solimões, na Terra Indígena Eware 1, em Tabatinga (AM). Traz relatos do dia a dia nas escolas municipais indígenas (EMIs) Eware Mowatcha e Ngetchutchu Ya Mecü, em que a produção local tem seu espaço, mas a alimentação escolar escasseia ou falta em vários momentos. A produção também mostra o trabalho da Mapana, associação de mulheres tikuna, com roçados coletivos e formação, que já passa de 200 associadas.
Realizado pela FIAN Brasil e com a produtora Extrato de Cinema, o filme documenta iniciativas para o cumprimento de duas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae): a adequação do cardápio à cultura de cada comunidade; e a prioridade para agricultores familiares indígenas no fornecimento.
As entrevistas com professores/as, cozinheiras, produtores/as rurais e alunos/as também mostram obstáculos como a burocracia que dificulta a documentação, a falta de estrutura nas cozinhas e o avanço dos produtos alimentícios ultraprocessados, com as doenças associadas ao aumento no seu consumo.
O minidocumentário faz par com O Tekoha e o Prato Escolar, gravado em Caarapó (MS), entre os/as Guarani e Kaiowá e também disponível aqui no nosso canal. Cada filme liga-se a um estudo de caso, que gerou um diagnóstico e recomendações aos atores envolvidos, em especial o poder público dos dois municípios.
“Temos a expectativa de que os materiais produzidos ajudem a superar os gargalos e impactar a realidade local. E que contribuam para a luta de povos indígenas em outras regiões”, diz a integrante da coordenação da FIAN Mariana Santarelli.
Este trabalho faz parte do projeto “Equidade e saúde nos sistemas alimentares”, que inclui ainda um mapeamento nacional de como as iniquidades se refletem e se agravam nesse campo. A iniciativa conta com o apoio da Global Health Advocacy Incubator (GHAI).
Saiba mais: https://fianbrasil.org.br/pnaeTkn
FICHA TÉCNICA
A Roça, o Rio e os Degraus: Alimentação Escolar indígena no Alto Solimões
Brasil, 2023
Realização: FIAN Brasil
Produção: Extrato de Cinema
Apoio: Global Health Advocacy Incubator (GHAI)
Direção: Marcelo Coutinho
Entrevistas: Pedro Biondi
Direção de fotografia: Luis Barbosa
Som direto: Takelson Vasques
Pesquisa: Gabriele Carvalho e Mariana Santarelli (coordenação); Mislene Mendes Ticuna
Montagem: Marcelo Coutinho e Diego Benevides
Colorista: Diego Benevides
Foto still e videografismo: Marcelo Coutinho
Trilha sonora: “Eware”, “Maiyü Wüiguü” e “Marakanandê” (Djuena Tikuna)