Episódio 3: Prato do Dia: Desigualdades. Raça, Gênero e Classe Social nos Sistemas Alimentares
No terceiro e último episódio da série Prato do Dia: Desigualdades. Raça, Gênero e Classe Social nos Sistemas Alimentares. O convite é que você assista e reflita com a gente sobre a importância de políticas públicas eficazes, da participação e do controle social como caminhos para o enfrentamento das desigualdades.
O agro, a indústria de alimentos e o setor de supermercados não estão nem aí para as desigualdades. Ignoram as iniquidades de raça, gênero e classe social no acesso à alimentação, como se enfrentar à fome dependesse de um esforço individual, a tal da meritocracia. Ter comida suficiente e saudável aparece como mera questão de escolha, de direito do consumidor.
Já os movimentos e organizações sociais do campo denunciam a ligação entre o modelo agroexportador, a injustiça social e a comida que adoece.
As propostas aprovadas em conferências nacionais também trazem rotas para um Brasil mais justo e saudável. A mudança passa por um Estado que cumpre as suas obrigações e por políticas públicas construídas com a participação efetiva de quem sofre as opressões.
Para saber mais, acesse www.fianbrasil.org.br/desigualdades. Lá você encontra a íntegra do estudo, o sumário (português e inglês) e as notas metodológicas.
O material integra o projeto Projeto “Equidade e saúde nos sistemas alimentares”, realizado com apoio de Global Health Advocacy Incubator (GHAI).
Vídeo: @pelicanasmotiondesign
#fianbrasil #desigualdades #iniquidades #raça #genero #classesocial #sistemasalimentares #dhana #direitoshumanos